Quem sou

Minha foto
Graduando do 4º semestre de Jornalismo da Faculdade Dois de Julho

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Maria, a Mãe de Deus!


Sagrado Coração de Maria
A Fé, a Esperança e a Caridade além de serem virtudes teologais, também contornam o amor que Maria, a Mãe de Deus, concede a nós, seus filhos.    

A contemplação do mistério do nascimento do Salvador têm nos levado não só a dirigir-se à Virgem Santa como à Mãe de Jesus, mas também a reconhecê-la como Mãe de Deus. E ao proclamar Maria “Mãe de Deus”, nós, Igreja, professamos com uma única expressão a nossa fé acerca do Filho e da Mãe.

Não obstante as objeções, antigas e recentes, acerca da oportunidade de atribuir este título a Maria, nós interpretamos corretamente o significado dessa maternidade, pois a tornarmos uma expressão privilegiada de nossa fé na divindade de Cristo e do seu amor para com a Virgem.

Assim, quando proclamamos Maria “Mãe de Deus”, queremos, portanto, afirmar que Ela é a “Mãe do Verbo encarnado, que é Deus”. Por isso, a sua maternidade não se refere a toda a Trindade, mas unicamente à segunda Pessoa, ao Filho que, ao encarnar-se, assumiu dela a natureza humana.
De modo que a maternidade é relação entre pessoa e pessoa: uma mãe não é Mãe apenas do corpo ou da criatura física saída do seu seio, mas da pessoa que ela gera. Maria, portanto, tendo gerado segundo a natureza humana a pessoa de Jesus, que é a pessoa divina, é Mãe de Deus. 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Salas de aula em Salvador terão mil estagiários em caráter emergencial

(A notícia é antiga, mas é válido refletir)

João Henrique, Prefeito de Salvador.
De fato, é ilusão pensar que em dias atuais, os alunos oriundos da alfabetização terão um ensino fundamental de qualidade. Pois, com vários concursados aprovados no processo seletivo desde 2010 e aptos à convocação da prefeitura de Salvador, cerca de mil estagiários de pedagogia, serão postos à disposição das vagas. Tendo a falta de recurso para manter tais professores nos comandos das escolas, como principal desculpa, o Secretário de Educação de Salvador, João Carlos Bacelar, avisa que essa medida terá cunho emergencial e que, portanto, todas as pessoas aprovadas, dentro do número de vagas estabelecido pelo concurso serão convocadas. Com isso, temos a certeza que, na falta de mão de obra qualificada, o expediente do  “tapa buraco” estará sempre à disposição da esfera municipal.             

domingo, 20 de março de 2011

"Um pouco do JJ"



JJ
Não. Ele não apreendia dizer a palavra pai, porque chamar pela mãe já era suficiente. Ele não era batizado e iria morrer sem nome para evitar orações póstumas. Iria? Não morreu? Não, pois ele a chamou, ela o ouviu e disse: “Ele será meu filho, fruto de minha missão”. Dessa maneira, os dois se encontraram e o espaço ocupado por Alagoinhas - palco desse contexto- ficara livre para Salvador. Assim, tendo essa última como plano de fundo há quase 17 aniversários, ele cresceu, apreendeu, e pôde então agradecer: “Obrigado, Pai. Obrigado por me conceder o direito de dizer mãe, minha mãe.” E já que apreender requer um exercício de humildade, ele, hoje, humildemente, prefere ser chamado João José-vulgo JJ.