
A ética é uma característica inerente a toda ação humana, e por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma especie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo ou errado, e do bem e do mal. Embora relacionada com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos. Via de regra está fundamentada nas ideias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.
Esses outros argumentos infelizmente não fazem parte do cotidiano dos atuais jornalistas e jornalismo, que continuam numa busca icessante pela notícia, ainda que seja iventada ou manipulada, fugindo totalmente do código de Ética dos Jornalistas, que tem como pressuposto básico o direito fundamental do cidadão à informação.
A liberdade de Imprensa, direito fundametal do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão.
"Pois o meu direito começa quando o seu termina."

4 comentários:
Concordo, João contigo, na minha opinião tem pessoas que são hipocrita´s e miseraveis de corpo alma. Se apegam no que as pessoas tem e não no que elas são, ou tem para oferecer!
Um abração,
Val
excelente JJ gostei muito, solta o verbo rapaz.
Sem dúvida Johnny, é preciso ter sempre a consciência de que somos apenas instrumentos de transformação.
Sabe JJ! às vezes fico me perguntando, o que aconteceu conosco? que valores são esses? por que tudo virou banalidade? matar, roubar, violentar crianças, corrupção, enganar e tantas outras coisas absurdas que viram notícias de jornais, televisão, rádio hoje, e amanhã já esquecidas. Me questiono o tempo todo, por que estamos tão ausentes? precisamos voltar a ter indignação diante da falta de ética, de moral e de respeito...
JJ, você simplesmente é o cara! eu te escolhi amigo.
Saudações Musicais
Postar um comentário